terça-feira, 29 de junho de 2010

O trabalho tem como objetivo a utilização da biomassa e todo o recurso renovável como fonte de energia a biomassa, sendo energia química, se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. Sua utilização não tem impacto tão grande na indústria de produção de equipamentos, nem nas bases instaladas de transporte e produção de energia elétrica. Assim, o presente projeto tem como finalidade desenvolver uma metodologia para a obtenção de etanol a partir de resíduos da laranja com materiais presentes no cotidiano.
O projeto surgiu através de observação direta sobre grande quantidade de casca de laranja, que são descartadas em lixos comerciais de casas de sucos e restaurantes, na cidade de Duque de Caxias. Partindo desta observação surgiu o interesse de realizar experimentos para obtenção de produzir álcool combustível a partir da biomassa residual da laranja.
O processo consiste em algumas etapas: coleta de sobras da referida fruta cítrica em feiras livres, lanchonetes, restaurantes e mercados e posterior hidrólise do material, fermentação, separação por destilação e identificação do combustível obtido.
A produção de álcool combustível a partir da biomassa residual da laranja é uma forma de agregar valores às sobras desta fruta, portanto, sua utilização como combustível, ajudar a minimizar e até mesmo reduzir os impactos produzidos no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário